quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Poder Judiciário catarinense ingressa em novo ciclo de auto-avaliação e prepara plano de melhoria da gestão

Gestores do TJSC reunidos na Academia Judicial
Com mais de 10 anos de história de aplicação do Modelo de Excelência em Gestão Pública, o Poder Judiciário de Santa Catarina ingressou, por intermédio do corpo de 43 gestores vinculados às Direções-Gerais Judiciária e Administrativa e ao Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça (TJSC) e à Corregedoria-Geral da Justiça, em novo ciclo de auto-avaliação no instrumento IAGP 250 pontos com o apoio do Núcleo do GesPública catarinense.

A oficina de capacitação foi iniciada em 17 de outubro, na Academia Judicial, com a apresentação sucinta dos conceitos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e seguiu durante toda a semana em encontros no período matutino, sob a condução da instrutora voluntária Fernanda Noceti Vieira Almeida (funcionária da CELESC) e com a organização da equipe da Assessoria de Planejamento do TJSC, capitaneado pelo Assessor Wanderley Horn Hülse.

A expectativa dos gestores é concluir a etapa de auto-avaliação até o final do ano para iniciar 2012 com o Plano de Melhoria de Gestão delineado a partir das ideias discutidas na análise de cada critério do IAGP durante a oficina e após a validação externa.

O TJSC aderiu formalmente ao modelo de excelência em 2000, quando ainda era denominado Programa de Qualidade no Serviço Público Federal, sendo que a primeira auto-avaliação ocorreu em 2001. Posteriormente, em 2003 e 2007, repetiu o processo e implementou várias melhorias que são identificadas nos seus relatórios de gestão e elevaram o padrão de qualidade do atendimento às demandas do cidadão-usuário do Poder Judiciário.


Os 43 participantes do processo de auto-avaliação no IAGP 250 pontos são representantes da alta administração, compreendendo os gabinetes da Presidência do TJ e da Corregedoria-Geral, Direções-gerais, Diretorias e respectivos assessores, representando os dois graus de jurisdição do Poder Judiciário.

Pelo Núcleo do GesPública Santa Catarina, auxiliaram a instrutora Fernanda Almeida os voluntários Karen Sabrina Bayestorff Duarte (Secretaria de Estado da Administração), Joffre Wendhausen Valente (Tribunal de Contas do Estado), Denise Heineck e Nelson Lorenz (Ministério Público de Santa Catarina), Aline Santos (UDESC) e Alice Carneiro de Castro.

Fonte: Comunicação GesPública SC com informações e fotos da Assessoria de Imprensa do TJSC, Jornalista Ângelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário