segunda-feira, 1 de julho de 2013

GESPÚBLICA NA PREFEITURA DE RIO DO SUL

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (27), a primeira reunião para capacitação do comitê interno de adoção do Modelo de Excelência da Gestão Pública, promovido pelo Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública). Secretários municipais e servidores de carreira da prefeitura de Rio do Sul, indicados por cada pasta, participaram do encontro, mediado pela coordenadora do Núcleo Estadual, Alice Carneiro de Castro, que explicou os conceitos e a sistemática de trabalho que será implantada na prefeitura.
O próximo encontro será realizado nos dias 24 e 25 de julho, para aplicação das temáticas práticas. Um questionário padrão, formulado pelo Núcleo, resultará em um diagnóstico da rotina administrativa da prefeitura. “Esse diagnóstico será avaliado por um grupo do Gespública, que vai gerar uma pontuação. Com isso vamos identificar os pontos positivos e os pontos a melhorar da nossa gestão”, explicou o vice-prefeito Jean de Liz.
O secretário de Administração, Givanildo Silva, explica que durante a capacitação, os servidores elaboram um plano de ação. “Eles recebem um determinado conceito, uma pontuação. Em seguida vão discutir uma avaliação de como esse conceito é aplicado na prefeitura, ou discutir qual é o ideal”, explicou o secretário.
Serão avaliados critérios como liderança, estratégias para melhorar os processos internos da prefeitura e o atendimento a população. “Quando o curso for concluído teremos um diagnóstico. A pontuação máxima é 250 pontos, mas é provável que não vamos alcançá-la neste primeiro momento, mas teremos seis meses para melhorá-la. Quando chegarmos a pontuação máxima poderemos nos inscrever para o prêmio Gespública e concorrer com prefeituras de todo o país”, explicou Silva.
Rio do Sul foi o segundo município no Estado a assinar o convênio com o Gespública. Este projeto foi instituído pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, e tem por objetivo, auxiliar os mais diversos órgãos públicos a melhorarem procedimentos diários, desburocratizando processos, diminuindo filas de espera e possibilitando ao cidadão, facilidade ao acesso a informação e um atendimento de qualidade.
O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, explica que ferramentas de gestão como estas podem garantir melhor atendimento à comunidade rio-sulense. “Também poderemos contribuir na capacitação de servidores de outras prefeituras da região. Proporcionando um serviço de qualidade, nossa região se desenvolverá e a população será beneficiada”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário