Gilson, Fernanda, Marcelo e Flávio na validação do IAGP |
A história da adesão ao Programa Nacional GesPública por parte da Superintendência Nacional de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (SUFUG – Matriz) e da Regional do FGTS, de Florianópolis, remonta a 2005, quando a direção nacional da SUFUG desenvolveu um conjunto de ações com o propósito de sistematizar sua constante busca pelo estado da arte na gestão do FGTS. Esse conjunto de ações deu origem ao programa denominado “A Excelência do FGTS”.
O programa teve como premissas a clarificação dos papéis da CAIXA na gestão do FGTS, o aprimoramento da atuação integrada das Regionais do FGTS e Agências da CAIXA, a otimização e a conformidade dos processos, a melhoria do atendimento e a estruturação de plano de ação específico. Avançar rumo à excelência do FGTS era fundamental para a CAIXA, tendo em vista a relevância dos resultados apresentados para a organização, exigindo atuação incisiva de todos na redução dos riscos, otimização dos resultados e plena satisfação dos cidadãos clientes.
No ano seguinte, objetivando avançar com o Programa, a SUFUG candidatou-se ao Prêmio Nacional de Gestão Pública – PQGF, do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, e submeteu seu processo de gestão à avaliação segundo critérios reconhecidos nacionalmente. Já em sua primeira participação, a SUFUG foi reconhecimento com a Faixa Prata do PQGF, fato de destaque, uma vez que muitas organizações demoram alguns anos para serem reconhecidas.
O evento de reconhecimento foi realizado no Palácio do Planalto, com a entrega do Prêmio pelo Vice-presidente da República às organizações reconhecidas, contando com a participação de Ministros de Estado, políticos, da Presidenta da CAIXA, do Vice-presidente da VIFUG, Executivos da CAIXA, imprensa e convidados.
A adoção do Modelo de Excelência em Gestão Pública pela SUFUG e suas unidades vinculadas, a partir de 2006, possibilitou a uniformidade e o alinhamento da gestão praticada em todas as unidades do FGTS.
Após o reconhecimento da SUFUG na Faixa Prata do PQGF, em 2006, as Regionais do FGTS foram estimuladas a submeter seus processos de gestão à avaliação de entidades externas, nos Prêmios Regionais, dando início a uma nova fase do Programa “A Excelência do FGTS”, voltada para avaliação da gestão e para atuação com foco na maximização dos pontos fortes e correção das oportunidades de melhoria.
Ao final do ano de 2010, a SUFUG contabilizava seis Regionais reconhecidas nas faixas Medalha de Ouro (Rio de Janeiro), Ouro (Fortaleza e Manaus) e Bronze (Campinas, Recife e São Paulo); quatro Regionais certificadas em processos de auto-avaliação pelo GesPública e outras seis em fase de conclusão da auto-avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário